Pensamento da Hora

"ALGUMAS PESSOAS COMENTEM O MESMO ERRO DUAS VEZES. OUTRAS SÃO MAIS INTELIGENTES: ENCONTRAM NOVOS ERROS PARA COMETER" (Edson Athayde)









domingo, 4 de dezembro de 2011

A atração pelo novo





Por Suzana Herculano-Houzel, neurocientista


Férias para mim sempre combinaram com viagens(...) Não é à toa que temos um sistema que torna o desconhecido tão excitante e atraente. Novidades são, afinal, arriscadas por definição: o que é novo não tem registro anterior e, portanto, não encontra nada em nossas próprias memórias que garanta com 100% de certeza que aquela nova experiência será agradável e sem perigos. Além disso, uma parte do córtex cerebral, o cingulado anterior, é especializada em antecipar todo tipo de risco, conflitos e problemas que podem surgir pela frente, gerando alarmes internos que nos deixam de pé atrás, sobretudo ante o desconhecido. Esse é o sistema que nos mantém seguros.


A razão de aceitarmos novidades, ou na verdade buscarmos ativamente por elas, é que existe no cérebro um sistema que antecipa prazeres. É esse o sistema que nos motiva a seguir adiante; graças a ele não só aceitamos nos expor ao desconhecido, como desejamos ardentemente conhecer coisas e expandir nossos horizontes.





__________________________________________________

resumo de um artigo publicado na revista Mente-cérebro de fev2011

3 comentários:

  1. Obrigada cérebro né Edu??

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Edu querido, passando pra me justificar e inventar mais desculpas pra minha falta de organização, perdão. Sobre suas propostas, aceito tudo. Logo estarei de férias e prometo interagir mais.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Olá,Edu!!

    Que bom que temos este sistema...com ele as vezes é difícil mudar, imagina sem...ainda estaríamos morando nas cavernas!!!rsrsr
    *Que legal que sua esposa é colaboradora!!!Logo o Eduardinho vai te ajudar também!!rsrsr
    E ainda vai saber mais!!!rsrsr
    *Se não me cuido os meus filhos querem me "ensinar" a mexer...pode?!rsrs
    **Meu amigo vim ontem,mas não abria para comentar!Briguei com o google...rsrsr
    Tive que trocar de navegador!Que coisa.
    Hoje tá legal!Beijos!!!!Tudo de bom pra vocês!

    ResponderExcluir