Pensamento da Hora

"ALGUMAS PESSOAS COMENTEM O MESMO ERRO DUAS VEZES. OUTRAS SÃO MAIS INTELIGENTES: ENCONTRAM NOVOS ERROS PARA COMETER" (Edson Athayde)









domingo, 20 de novembro de 2011

Mandamentos para caminhar











Por Kátia Deutner, Folha de S. Paulo




ANDAR AO AR LIVRE é um exercício fácil que ganha cada vez mais adeptos. Mas não basta colocar um par de tênis e uma roupa confortável e sair pelas ruas. Quem pratica caminhada deve tomar certos cuidados para obter bons resultados e não prejudicar a saúde. Eis algumas dicas:



* Um erro comum é pisar com o pé "chapado" no chão. O impacto excessivo desgasta as articulações. Coloque primeiro o calcanhar no chão, em seguida a sola e, por último, a ponta dos dedos.


* Se você quer velocidade na caminhada, é melhor aumentar o número de passos do que o tamanho da passada. Passos muitos largos forçam a movimentação dos quadris e provocam distenção na virilha. Tampouco é recomendável andar com os pés voltados para fora. Isso provoca uma oscilação maior no tronco, afetando a coluna. Mantenha os pés paralelos.


* Olhar onde pisa é importante, mas evite abaixar muito a cabeça. Essa posição bloqueia a passagem de ar, comprometendo a oxigenação.



* Durante o exercício, os braços devem ficar flexionados em um ângulo de 90 graus e em movimento. Isso ajuda a acelerar a frequência cardíaca, melhora o equilíbrio e evita o inchaço das mãos.

4 comentários:

  1. Oie amigo! hahahaha coisas do blog mesmo! Mas que bom que pelo menos assim conseguiu. Amei a fotinho do perfil, seu filho tá muito lindo! Volto com calma pra ler o seu post que agora tenho como cia uma dor de cabeça sinistra aqui. Bom vc estar de volta!
    Beijo, beijo pra vc, sua esposa e filhote fofo!
    She

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Edu!
    Bom revê-lo!
    Belo post!
    Feliz domingo!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sempre é bom saber dessas coisas. Às vezes agente acha que está fazendo um bem pra saúde, mas, na verdade, está é se prejudicando.

    Uma dificuldade que eu tenho é manter uma boa postura nas caminhadas. Principalmente quando já estou me sentindo cansado.

    Abraços.

    ResponderExcluir