Pensamento da Hora

"ALGUMAS PESSOAS COMENTEM O MESMO ERRO DUAS VEZES. OUTRAS SÃO MAIS INTELIGENTES: ENCONTRAM NOVOS ERROS PARA COMETER" (Edson Athayde)









sexta-feira, 30 de março de 2012

Triste mês de março













Esse mês de março está de lascar!! 


De lascar com a cultura popular brasileira. Primeiro o Chico, depois Ademilde e agora, Millôr!! Céus, onde vamos parar?  Como é triste perder três grandes talentos assim, um atrás do outro.

De Ademilde minha mãe falava com orgulho: "Ela é do Rio Grande do Norte" (ela mesma, uma natalense orgulhosa). Ela costumava cantar para eu ouvir "Tico-tico no fubá", música de Carmem Miranda e grande sucesso de Ademilde. E eu, garoto, reclamava: "Canta mais devagar, mãe, não estou entendendo nada..." 

Saudades de Ademilde. Não foi da minha "época" como gostamos de dizer, mas eu tenho o péssimo hábito de admirar cantores que não foram da minha época. Saudades também da minha mãe, que apesar de viva e com boa saúde, mora hoje quase que completamente num mundo só seu.







O Diário do Nordeste publicou uma síntese da sua carreira:

Em 1941, foi para o Rio. Na cidade, receberia de Benedito Lacerda o título de rainha. Em 1942, gravou o primeiro dos mais de 50 discos (a maior parte, 78 rotações; nos anos 40, 50 e 60, por vezes lançou mais de um por ano). Os maiores sucessos seriam "Tico-Tico no Fubá" - o primeiro de todos -, "Brasileirinho", "O Que Vier Eu Traço" e "Apanhei-te Cavaquinho". Apresentou-se com Canhoto, Jacob do Bandolim e Pixinguinha e com a orquestra de Radamés Gnattali. Também gravou maxixes, marchas e sambas. Excursionou pelo País e pela Europa.




Tico-tico No Fubá
Carmen Miranda

Tico-tico
Tico-tico
O tico-tico tá
Tá outra vez aqui
O tico-tico tá comendo meu fubá
O tico-tico tem, tem que se alimentar
Que vá comer umas minhocas no pomar

Tico-tico
O tico-tico tá
Tá outra vez aqui
O tico-tico tá comendo meu fubá
O tico-tico tem, tem que se alimentar
Que vá comer umas minhocas no pomar

Ó por favor, tire esse bicho do celeiro
Porque ele acaba comendo o fubá inteiro
Tira esse tico de cá, de cima do meu fubá
Tem tanta coisa que ele pode pinicar
Eu já fiz tudo para ver se conseguia
Botei alpiste para ver se ele comia
Botei um galo, um espantalho e alçapão
Mas ele acha que fubá é que é boa alimentação

O tico-tico tá
Tá outra vez aqui
O tico-tico tá comendo meu fubá
O tico-tico tem, tem que se alimentar
Que vá comer é mais minhoca e não fubá

Tico-tico
O tico-tico tá
Tá outra vez aqui
O tico-tico tá comendo meu fubá
O tico-tico tem, tem que se alimentar
Que vá comer é mais minhoca e não fubá

6 comentários:

  1. Oiiiii, Edu!
    Perdão pela demora da visita. Mas ainda estou tentando colocar em dia minhas visitas depois das férias. Ficou tudo acumulado. Havia uma lan house em frente a nossa casa, mas eu resisti bravamente. rs
    É... foram muitas perdas na nossa cultura!!!!
    Um excelente fim de semana!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Realmente foi fogo.Hoje já estamos em seu ultimo dia. Parece que foi ontem era ano novo,não?

    Credo!!! abração,tudo de bom e Ademilde era uma das prediletas de minha mãe! chica

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida...que triste.

    Olha , te agradeço tua visita e peço desculpa pelo atraso mas só agora tive algumas forças para retribuir as visitas. Obrigada, BShell

    ResponderExcluir
  4. Edu, "Saudades também da minha mãe, que apesar de viva e com boa saúde, mora hoje quase que completamente num mundo só seu."

    Fui lá em Recife e vi na cadeira de roda a minha mãe, que também vive no seu próprio mundo.

    O Chico, para mim é ímpar e será sempre ímpar.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Relamente grandes perdas.

    (pensei que fosse a Marta Suplicy na 2º foto... )



    Abraço Edu!

    ResponderExcluir
  6. Tá de lascar, amiguinho!! O lado de lá tá ficando animado. E o lado de cá tá ficando pobre. rs...

    ResponderExcluir