Pensamento da Hora

"ALGUMAS PESSOAS COMENTEM O MESMO ERRO DUAS VEZES. OUTRAS SÃO MAIS INTELIGENTES: ENCONTRAM NOVOS ERROS PARA COMETER" (Edson Athayde)









terça-feira, 6 de março de 2012

Céu estrelado








Uma das minhas mais saudosas lembranças era quando eu, menino, deitava-me na grama do quintal lá de casa e ficava olhando embasbacado aquele céu pontilhado de estrelas! Morávamos em uma grande vila militar da Marinha em Salvador, BA, rodeada por uma imensa floresta onde nas manhãs de sábado, eu e a minha turma íamos brincar de desbravadores!



Ao meu lado, meu pai apontava-me as estrelas. "Aquele ali é o Cruzeiro do Sul. Tá vendo, tem um formato de cruz..."; "aquelas três em fileira são as Três Marias". Era um espetáculo tão maravilhoso que eu me perdia nos meus pensamentos...De repente, eu não estava mais ali, deitado na grama, estava lá, com as estrelas. E se tivesse muito sonhador, eu não só passeava com as estrelas, eu mesmo era uma delas.

11 comentários:

  1. Bela lembrança Eduardo, belo texto. Eu nunca vi muitas estrelas, porque o céu de São Paulo é poluído desde sempre, mas também gostava muito de ver o céu quando ia para o interior.


    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena, Fábio, que nas grandes cidades, não dê mais prá ver o céu da minha infância. Além da poluição, são muitas luzes na cidade que ofuscam as estrelas.

      Excluir
  2. Olá,Edu!!

    Nossa amigo...eu amo as histórias das pessoas, já disse muitas vezes que pra mim esta é a verdadeira riqueza.
    Que linda lembrança partilhaste aqui!
    Fico imaginando o Eduardinho contando:Sabe, quando meu pai era menino ele adorava olhar as estrelas e o pai dele contava os nomes...
    *Imagino isso, porque hoje eu partilho lembranças que não foram minhas,mas da minha mãe, da minha avó...
    Isso é um presente.
    Beijos meu amigo!!!

    ResponderExcluir
  3. A gente trás com a gente muito do que somos, não tenho dúvidas.
    Eu também amava ir para além da minha casa aonde só havia árvores, plantas, flores e borboletas, gostava de tocar em uma planta sensitiva que chamávamos de melissa, mandando-a fechar a porta e ir para a missa.
    Tenho saudades das caminhadas no campo e sítios.
    Boa lembranças Edu, que Eduzinho ainda possa ver um céu muito estrelado.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, momentos mágicos da infancia, eu tbém adorava procurar as 3 marias, o cruzeiro do sul, doces lembranças! Abraçosss

    ResponderExcluir
  5. Que texto lindo e que bom deitar-se assim a olhar estrelas...LINDO! abração,chica

    ResponderExcluir
  6. Lindas recordações. Tb tenho algumas entesouradas na alma.
    O senhor está poeta demais da conta!!
    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,Edu!!!

    Tenha um ótimo final de semana meu amigo!!!Cheio de amor e alegrias com sua famíla!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. eu concordo!
    deitar com o céu estrelado..especialmente que agora já faz um pouco de calor por aqui..e a lua é linda!)

    ResponderExcluir
  9. Quanto mais escuro, mais é possível enxergar as estrelas. Olha que os pregadores de auto-ajuda contextualizam e usam essa fala, mas é verdade.

    Lembro claramente de pequenos sítios e vilas de pescadores onde ficava contemplando estrelas (também na infância), noites que se eternizaram na mémoria. Lembro ainda de ouvir Luar do sertão. Moro numa cidade de interior e o céu daqui é muito belo, mas parece que quando crescemos a gente vai perdendo a sensibilidade e se esquecendo de se encantar diante de milagres como o mar, a brisa, as estrelas. Deitar na grama hoje seria indicio de loucura, esse é o problema, mas tem horas que temos que ousar ser mais loucos. É isso...

    ResponderExcluir
  10. Ahhhhhhhh é muito bom olhar as estrelas, o céu, a lua... Adoro e adorei o seu post!
    Beijo, beijo na família e em vc!
    She

    ResponderExcluir