Pensamento da Hora

"ALGUMAS PESSOAS COMENTEM O MESMO ERRO DUAS VEZES. OUTRAS SÃO MAIS INTELIGENTES: ENCONTRAM NOVOS ERROS PARA COMETER" (Edson Athayde)









terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ciúme de você!





Essa música do RC é um clássico. A letra diz respeito a um cara que sofre de uma doença grave: Ciúme agudo. Por que será que temos a tendência de sermos tão ciumentos?


A psicanalísta Regina Navarro Lins diz que "qualquer atitude ciumenta é um desrespeito à liberdade do outro." E não é verdade? O ciumento doente está sempre vislumbrando numa ansiedade mórbida o ser abandonado pelo seu "objeto de pose". O ciumento geralmente apresenta baixa autoestima e incapacidade de ficar bem sozinho, por isso, restringe a liberdade do parceiro e tenta controlar suas atitudes. Regina ainda diz que "só quem realmente acredita ser uma pessoa realmente  importante não sente ciúme. Sabe que ninguém vai dispensá-lo com tanta facilidade".



Entendo que a cura do ciúme mórbido não esteja somente em se considerar importante e indispensável. Talvez tenha a ver mesmo com o problema da pose. Pode acontecer de alguém exatamente por se achar importante e indispensável não admita que o outro tenha liberdade já que ele se sente  a "última cereja do bolo", por exemplo.


Em síntese, quem ama e é amado de verdade não precisa ter ciúme, já que o amor nunca prende mas dá a liberdade ao outro de amar sem amarras.

9 comentários:

  1. Ciúmes em demasia nunca acabam bem...Só uma pitadinha,rsrs abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Chica. Quem ama sente ciúmes sim, mas ciúme é uma coisa e loucura é outra rs. Devemos respeitar o espaço da outra pessoa :)

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Edu!

    Ciúme é insegurança, sentimento de posse...não que queira dividir meu marido,mas quando se ama deve reinar o respeito e a fidelidade!
    Se assim não for,melhor que cada um vá para um lado!
    Beijos meu amigo!!!!Tudo de bom pra vocês!!!!

    *Não quero te desanimar...mas as mãos de "polvo" do pequeno vai durar alguns anos...rsrsrsr Pena que conosco não funciona né?!!!Temos só duas mãos mesmo...rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde amigo, ciumes é um sentimento complicado, de mais ou de menos, sempre gera conflitos! Adorei relembrar a musica na voz de Roberto! Abraços

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,Edu!!!

    Tenha um ótimo final de semana!!!
    Beijos pra vocês!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oie querido!
    Adoro RC, mas as músicas antigas dele, as muito novas não sou muito fã não... hehe Beijo, beijooooo em vc, sua esposa e filhote fofo!
    She

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo beleza sim. Bom fim de semana :)

    ResponderExcluir
  9. Que seu final de semana seja só de alegrias
    alegria !
    Que o amor te mantenha aquecida e
    que o jardim do teu coração esteja sempre
    florido,mesmo que seja inverno na sua alma!
    Que Deus esteja ao teu lado e retire
    todas as pedras do seu teu caminho
    até encontrar um jardim de infita paz.
    Um feliz final de semana beijos na sua alma..
    Evanir...
    Feliz em seguir seu blog.

    ResponderExcluir