Pensamento da Hora

"ALGUMAS PESSOAS COMENTEM O MESMO ERRO DUAS VEZES. OUTRAS SÃO MAIS INTELIGENTES: ENCONTRAM NOVOS ERROS PARA COMETER" (Edson Athayde)









quarta-feira, 16 de maio de 2012

Zeus e as Olimpíadas





Se um grego nascido há dois mil anos assistisse as nossas atuais olimpíadas, ele ficaria horrorizado. Não por que os jogos ainda hoje evocam um “momento de harmonia festejado entre todos os povos” mas por que ele perdeu todo o seu sentido religioso. Na antiga Grécia, as competições serviam como principal homenagem a Zeus, o mais importante dos deuses helênicos. Na ocasião dos jogos, Zeus recebia o apelido de “Olímpico”.


Sacrifícios dedicados à divindade eram realizados no registro mais antigo das competições organizadas, em 776 a.C. Sabe-se que, em 472 a.C, animais eram mortos no primeiro dia – quando os atletas prestavam um juramento a Zeus Orkios (“Dos juramentos”) no templo que se tornou uma das sete maravilhas do mundo antigo.

A verdade é que a religiosidade não está  ausente das olimpíadas atuais, se não oficialmente em sacrifícios a algum deus, com certeza nas atitudes de muitos atletas que depois de um gol, levantam as mãos aos céus agradecendo o feito ou naquele corredor de maratona que depois de mais de duas horas correndo, cruzando a linha de chegada, diz que “Deus  me deu forças para vencer”.

Não importa a época, não importa  como. Estamos irremediavalmente ligados aos deuses (espiritualidade) enquanto existirmos como espécie.

5 comentários:

  1. O Zeus da mitoligia grega morava no "Olimpo" e quem ganhava os jogos era considerado um semi-deus por isso quando morresse iria morar no Olimpo junto com os deuses, daí o nome "Olimpíadas", essa era uma das formas de se alcançar essa salvação e elecação espiritual!

    ResponderExcluir
  2. Eu é quem ficaria horrorizado em atribuir ares místicos a um evento esportivo, ainda que eu nutra alguma simpatia por Zeus. rsrs

    ResponderExcluir
  3. Um instinto que nunca abandonará o homem... no fundo, mesmo os ateus, creêm em Deus.
    Beijos Edu!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a religiosidade, seja de que forma for, está presente em quase tudo...abração,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  5. Oi Edu, legal a sua lembrança sobre a origem das olimpíadas, hj em dia ninguém pensa mais nisso, muito bom! abraços

    ResponderExcluir