Pensamento da Hora

"ALGUMAS PESSOAS COMENTEM O MESMO ERRO DUAS VEZES. OUTRAS SÃO MAIS INTELIGENTES: ENCONTRAM NOVOS ERROS PARA COMETER" (Edson Athayde)









quarta-feira, 28 de março de 2012

Cara ou coroa ou O acaso não existe













Se alguém gira uma moeda, qual é a chance de ela parar com a cara para cima? Nós dizemos que é de 50%. Sim, mas qual é a causa de ela parar com a cara para cima? É o acaso? Não, a causa principal é um ser inteligente que decidiu rodar aquela moeda e aplicar alguma força para fazer isso. As causas secundárias, como as forças físicas do vento e da gravidade, também causam impacto no resultado desse lance. Se conhecêssemos todas as variáveis, poderíamos calcular antecipadamente qual seria a face que ficaria para o lado de cima. Mas uma vez que não conhecemos todas essas variáveis, usamos a palavra "acaso" para encobrir nossa ignorância.



Norman Geisler

8 comentários:

  1. Eu, também, creio que o acaso não existe, sempre haverá uma causa, mesmo que não a conheçamos.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. - "Pelo efeito se julga uma causa". "Todo efeito inteligente decorre necessariamente de uma causa inteligente".
    - Ao contemplar uma obra de arte conclui-se somente poderia tê-la produzido um homem de gênio, nunca um idiota ou um animal, menos ainda que teria sido obra do acaso.
    - Ao contemplar a Natureza, notando-lhe a sabedoria, a providência, a harmonia, ou seja, efeitos inteligentes que superam a capacidade humana, somente se pode concluir ser obra de uma inteligência superior à Humanidade.
    Muito embora as forças materiais atuem mecanicamente, pelas leis de atração e repulsão, como as plantas nascem, brotam, crescem e se reproduzem sempre da mesma maneira, por ação do calor, eletricidade, luz, umidade, não se pretende afirmar que tais forças sejam inteligentes. São postas em ação,distribuídas apropriadamente de modo a produzir um efeito útil por uma causa inteligente. "Deus não se mostra, mas se revela pelas suas obras". Paulo Frederico Badaró Cruz

    Você sumiu, estou realmente preocupada. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandou bem no comentário do Paulo, Gui; isso é pura lógica e não tem nada a ver com fé.

      Excluir
  3. Quantas coisas por ignorância atribuímos ao acaso,né? Legal ver! abração,chica

    ResponderExcluir
  4. Fato Edu!
    Qto ao seu comentário no meu blog:
    Eduardo trata-se de um jogo que aprendi em um livro que li ainda criança. O nome dele é Pollyana. e resumindo: é a história de uma menina de onze anos, filha de um missionário pobre, que após ficar órfã, vai morar em outra cidade com uma tia rica, rígida e severa, à qual não conhecia previamente. Pollyanna ensina às pessoas de sua relação na nova comunidade o jogo do contente, que havia aprendido com seu pai no dia em que esperava ganhar uma boneca e recebeu um par de muletinhas. Seu pai lhe explicou que não existia nada que não pudesse ter dentro qualquer coisa capaz de nos fazer contentes, e ela então ficou contente por não precisar das muletinhas. E depois desse dia, criou o jogo de procurar em tudo que há ou acontece, alguma coisa que a faça contente, e o ensina sempre que encontra alguém triste, aborrecido ou mal-humorado.
    É um livro muito lindooOOOOO!
    Beijos e boa noite!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,Edu!!!

    Não acredito em acasos!!Mas cada um...rsrs
    Nem adepta das crendices...Minha vó sempre tinha uma resposta pronta para os acontecimentos que não sabia explicar:"Isso é coisa dos antigos." E encerrava a questão!rsrsr Hoje pego no é dela com isso!!rsrsr
    Beijos meu amigo!!!
    *Tri cansada,mas muito contente!
    Bom final de semana pra vocês!!!

    ResponderExcluir
  6. O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído!

    Então você acredita mesmo que nada acontece por acaso?

    Eu particularmente tenho mais dificuldades de crer em determinismos, em inevitabilidades. Não vejo a ação de uma mão invisível por trás de cada coisa que acontece.

    ResponderExcluir
  7. Einstein diz que Deus não joga dados!

    Stephen Hawking diz que Ele joga sim e em lugares onde ninguém consegue ver os resultados!


    Qual deles está certo? Acho que nenhum...

    ResponderExcluir