Pensamento da Hora

"ALGUMAS PESSOAS COMENTEM O MESMO ERRO DUAS VEZES. OUTRAS SÃO MAIS INTELIGENTES: ENCONTRAM NOVOS ERROS PARA COMETER" (Edson Athayde)









domingo, 25 de dezembro de 2011

Modernidades





O site Ruminations.com pediu aos seus usuários que refletissem sobre o dia a dia. Uma das respostas foi:



Esquecer de anexar algo em um e-mail, no século 21, é a versão atual de fechar um envelope e perceber que esqueceu de colocar a carta dentro.




_______
Ilustração




quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Vida longa tem a ver com atitude, diz estudo






O Projeto Longevidade dos psicólogos Howard S. Friedman e R. Martin, conseguiu a façanha de acompanhar um grupo de pessoas durante 80 anos para ver quais os hábitos e personalidades são melhores para a saúde a longo prazo. O resultado da pesquisa desmentiu algumas crenças antigas.

A principal característica da personalidade que permite a previsão de vida longa foi inesperada: ser consciencioso. Não foram sempre as crianças mais alegres que tiveram a vida mais longa; foram aquelas que faziam o dever de casa, aquelas cujos pais diziam: "ela tem uma cabeça boa". Essas crianças desenvolveram  padrões saudáveis e os mantiveram. Quem não era confiável quando criança mas se tornou mais responsáveis na idade adulta também se deu bem.

Outras características que ajudaram na saúde foram:

- As pessoas mais felizes vivem melhor, mas a felicidade é resultado e não causa. Ter uma profissão envolvente, boa instrução, um relacionamento bom e estável, estar ligado aos outros: essas coisas trazem saúde e felicidade.

- O stress não é tão ruim. As pessoas do grupo pesquisado que mais se envolveram e se dedicaram a realizar alguma coisa se mantiveram mais saudáveis e viveram mais e melhor.

- Junte-se a pessoas certas. Quem se envolve com quem ajuda os outros se torna mais confiável; um dos segredos da longevidade é participar de grupos e escolher passatempos ou profissões que nos levam a adotar padrões e atividades saudáveis.


_______________________
fonte: revista Seleções, março 2011

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Secos e Molhados - O vira







Esta semana estava vendo uma entrevista com o Ney Matogrosso e lhe perguntaram por que ele usava essa pintura no rosto no grupo "Secos e Molhados"; ele respondeu que quando começou a cantar disseram-lhe que ele ficaria conhecido e não poderia mais sair na rua em paz por causa do futuro assédio dos fãs. Solução? Inventou esse visual "cara pintada" para ninguém lhe reconhecer. E isso antes do Kiss, frisou! Marcou época na música brasileira.

domingo, 4 de dezembro de 2011

A atração pelo novo





Por Suzana Herculano-Houzel, neurocientista


Férias para mim sempre combinaram com viagens(...) Não é à toa que temos um sistema que torna o desconhecido tão excitante e atraente. Novidades são, afinal, arriscadas por definição: o que é novo não tem registro anterior e, portanto, não encontra nada em nossas próprias memórias que garanta com 100% de certeza que aquela nova experiência será agradável e sem perigos. Além disso, uma parte do córtex cerebral, o cingulado anterior, é especializada em antecipar todo tipo de risco, conflitos e problemas que podem surgir pela frente, gerando alarmes internos que nos deixam de pé atrás, sobretudo ante o desconhecido. Esse é o sistema que nos mantém seguros.


A razão de aceitarmos novidades, ou na verdade buscarmos ativamente por elas, é que existe no cérebro um sistema que antecipa prazeres. É esse o sistema que nos motiva a seguir adiante; graças a ele não só aceitamos nos expor ao desconhecido, como desejamos ardentemente conhecer coisas e expandir nossos horizontes.





__________________________________________________

resumo de um artigo publicado na revista Mente-cérebro de fev2011

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O Fagner merece!







A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, convidou três grandes atrações para a festa do fim do ano: Ivete Sangalo, os Titãs e Fagner. O cachê da Ivete será de R$ 840 mil. Os roqueiros Titãs vão levar 450 mil. E ofereceu "apenas" 400 mil ao cearense Fagner. Mas quando  soube que receberia menos da metade da musa do Axé, Fagner protestou. Ele teria dito: "Aqui tem que ser baiano para ganhar bem..." Resultado: a prefeitura aumentou seu cachê para R$ 500 mil. 



Cá prá nós, musicalmente falando, o Fagner é melhor do que a musa e do que os roqueiros juntos. Ele sim, para mim, deveria ganhar os 840 mil.



(saiu na Época)
                                                                                        
                                                          ******************************





Revista para baixar: Aventuras na História 9. Artigo de Capa: "Sob o Império de Roma".