Pensamento da Hora

"ALGUMAS PESSOAS COMENTEM O MESMO ERRO DUAS VEZES. OUTRAS SÃO MAIS INTELIGENTES: ENCONTRAM NOVOS ERROS PARA COMETER" (Edson Athayde)









segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A luz fugaz dos holofotes!








O ator Marco Nanini, considerado um dos melhores do país, deu uma entrevista para a revista de cultura Bravo desde mês. Abaixo, um das respostas sobre o seu ritual para entrar em cena.





Você faz algum ritual para entrar em cena?


Faço. Na coxia, à beira do terceiro sinal, rezo uma oração que bolei quando criança. Minha mãe, religiosa, me ensinou a ave-maria, o pai-nosso e outras preces católicas. Por considerá-las extensas demais, perguntei: "Posso criar uma oração curtinha?" Ela concordou. Então inventei: "Meu Jesus, vos quero muito bem, pois sois tão bom. Como vós, ninguém". Minutos antes do pano abrir, me lembro de mortos queridos e, para cada um, rezo a oraçãozinha. É um jeito de me concentrar, de me abster do mundo exterior. Curioso que, no camarim, também costumo enfrentar instantes terríveis de depressão. Fico mal, sem forças, destruído. "E agora?" Vai acontecer uma catástrofe daqui a pouco! Não darei conta do recado." Entretanto, basta me lançar no palco que, bum!, mudo radicalmente de ânimo. Talvez a depressão seja a maneira que meu corpo encontrou de economizar energia para a peça.




Ele ainda deixou essa pérola:

"Comparo o sucesso com a luz de um holofote. Num momento, o foco ilumina você. No momento seguinte, o abandona"


************************

A partir de hoje, estarei compartilhando com os amigos várias revistas para quem quiser baixar. Estou digitalizando uma parte do meu acervo de revistas(Entre Livros, Geográfica Universal, História Viva, Aventuras na História, Ultimato, Cult, etc) pois já não tenho espaço físico para guardá-las. Solução? Colocá-las em formato digital.

A primeira será a edição número 4 da Entre Livros, revista sobre o universo literário. Um abraço a todos.



Baixar (arquivo em PDF)

sábado, 26 de novembro de 2011

Esforço inútil







por Arlene Pollock



A televisão que comprei em 1981 era boa, mas muito pesada. Eu reclamava toda vez que tinha de passar o aspirador de pó atrás dela e em cada uma das seis vezes que mudei de casa. Quando ela deu defeito, no ano passado, os dois técnicos resmungaram quando a levaram. Devolveram-na dois dias depois e, assim que passaram pela porta, puseram-na no chão e o menor dos dois me disse:


- Veja isto.


Fiquei olhando enquanto ele empurrava a televisão para seu lugar. Em 20 anos, eu nunca notara que havia rodízios embutidos embaixo do aparelho, e até eu poderia empurrá-la sem esforço.






_________________
Texto publicado em Seleções, junho de 2003

Imagem: Aqui


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O Poder da Amizade





A psicóloga Susan Lutgendorf, da Universidade de Iowa, estudou 24 mulheres com câncer de ovário e cinco com tumores benignos. As que tiveram apoio de amigos apresentaram níveis mais baixos da proteína que abastece os vasos sanguíneos necessários ao crescimento dos tumores. A liberação dessa proteína pode se dever ao estresse - e os amigos têm o poder de combatê-lo.



Publicado em Seleções, junho/2003
____________________________////_______________________________////_________



Não é verdade que a amizade é uma coisa muito bonita?

















_________________
imagens:
http://www.dusantana.blogger.com.br
http://3.bp.blogspot.com
http://www.culturalivre.net
http://ipt.olhares.com
http://lh3.ggpht.com
http://spa.fotolog.com

terça-feira, 22 de novembro de 2011

O Tesouro Escondido



Estava fazendo um faxina na minha imensa papelada, e achei este texto anônimo. Como achei interessante, resolvi compartilhar. É para pensar.





Outro dia, li uma história interessante, chamada "O tesouro de Bressa", aonde uma pessoa comum e pobre, encontrou um livro com o segredo de um grande tesouro escondido. Para descobrir esse segredo, a pessoa deveria decifrar todos os idiomas escritos no livro. Assim que ela começou a estudar e decifrar os idiomas, começou a prosperar.



O próximo desafio, era decifrar cálculos matemáticos. Então, ele continuou estudando e se desenvolvendo, e junto, sua prosperidade aumentou...No final da história, não existe tesouro nenhum, o que aconteceu, é que na busca pelo segredo, ele se desenvolveu tanto, que passou a ser ele o tesouro vivo e cobiçado!


Daí se pode tirar a seguinte conclusão: O profissional que quiser ter sucesso e prosperar, precisa aprender a trabalhar a si mesmo, com disciplina e perseverança. É comum ver-se pessoas dando um duro danado no trabalho, porque foram preguiçosas demais para darem um duro em si mesmas! Pior é aquele que acha que pode dar duro de vez em quando, ou que já deu muito duro e agora deseja se acomodar. Vamos entender que o processo de melhoria, não deve ou pode, acabar nunca. Acomodação é o maior inimigo do sucesso!


O que você é acaba sendo muito mais importante do que você tem!


O grande axioma da vida é: "para ter mais amanhã, você precisa ser mais do que é hoje".


Vamos melhorar 1% todos os dias, em diversas áreas de nossa vida. Vamos continuar, mesmo que os resultados não sejam imediatos e que aparentemente, não estejamos satisfeitos com as conquistas.


Se você não mudar quem você é, vai continuar tendo o que sempre teve!

domingo, 20 de novembro de 2011

Mandamentos para caminhar











Por Kátia Deutner, Folha de S. Paulo




ANDAR AO AR LIVRE é um exercício fácil que ganha cada vez mais adeptos. Mas não basta colocar um par de tênis e uma roupa confortável e sair pelas ruas. Quem pratica caminhada deve tomar certos cuidados para obter bons resultados e não prejudicar a saúde. Eis algumas dicas:



* Um erro comum é pisar com o pé "chapado" no chão. O impacto excessivo desgasta as articulações. Coloque primeiro o calcanhar no chão, em seguida a sola e, por último, a ponta dos dedos.


* Se você quer velocidade na caminhada, é melhor aumentar o número de passos do que o tamanho da passada. Passos muitos largos forçam a movimentação dos quadris e provocam distenção na virilha. Tampouco é recomendável andar com os pés voltados para fora. Isso provoca uma oscilação maior no tronco, afetando a coluna. Mantenha os pés paralelos.


* Olhar onde pisa é importante, mas evite abaixar muito a cabeça. Essa posição bloqueia a passagem de ar, comprometendo a oxigenação.



* Durante o exercício, os braços devem ficar flexionados em um ângulo de 90 graus e em movimento. Isso ajuda a acelerar a frequência cardíaca, melhora o equilíbrio e evita o inchaço das mãos.

sábado, 19 de novembro de 2011

Ilha de Itaparica, Bahia.






A mais popular Ilha da Baía de Todos os Santos, no litoral do Estado da Bahia, no Brasil, Itaparica, é dividida em dois municípios, Itaparica e Vera Cruz. E, não é por acaso que a Ilha é rodeada por uma barreira de recifes,  já que seu nome vem do tupi, que quer dizer “cerca de pedras”. Com uma ampla vegetação tropical e um rico partrimônio natural e cultural, o cenário encanta pela sua riqueza histórica e beleza. As praias da Ilha de Itaparica, oferecem alternativas de caminhadas, mergulhos, cavalgadas, passeios de bicicleta, caiaques e muito mais! A Praia da Ponta de Areia é uma bela praia com águas calmas e se tornou, nos últimos tempos, um dos maiores destinos turísticos da Baía de Todos os Santos, pela sua proximidade com Salvador. Vá à ilha de Itaparica e fique encantado com esse local incrível, em que você ficará impressionado com sua beleza.





_________________
fonte:http://www.espacoturismo.com